Documento
"A melancolia de Ulisses: A dialética do Iluminismo e o canto das sereias"
1-O Iluminismo no uso tradicional ataca tudo aquilo que era considerado contrário à busca da felicidade, da justiça e da igualdade por isso o pensamento iluminista elege a razão como o caminho para alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. Já o conceito de iluminismo no texto é mencionado da seguinte maneira "Tanto a mitologia, quanto o Iluminismo filosófico(dos seculos XVII e XVIII) e cientifico encontram suas raízes nas mesmas necessidades básicas: sobrevivência, autoconservação e medo."Ou seja, o conceito da liberdade racional é alterado para a dominação do homem sobre a natureza e sobre o próprio homem.
2-É o caminho da constituição racional pois, apesar de ser fisicamente mais fraco em relação as etapas que enfrentou, manifestações da natureza, Ulisses conseguiu tomar decisões racionais ,o que mostra que apesar das adversidades ,sendo racionais e sábio, ele foi capaz de sobreviver ,mesmo que somente aos próprios sonhos.
3-Por temer a morte, o medo, e perder o próprio eu ,o sujeito acaba com tudo aquilo que seja prejudicial aos planos, à atitudes prudentes e que possam desequilibras as estratégias ,ocasionando assim, um ato egoísta sobre si mesmo, para se auto proteger.
4-O sacrifício é identificado como o instinto do homem com as forças da natureza, o que tem como objetivo purificar-se da natureza no interior da própria humanidade, e é umas das formas mais coerentes de passagem para a racionalidade, assim trazendo a passagem da natureza á cultura, do instinto a sociedade e da repressão ao autodesenvolvimento.
5-As paixões são caracterizada no texto por "sereias", o que simboliza o amor erótico, e como citado por Jacque Fernand, no séc. XVII : “O amor ou a paixão erótica é uma espécie de devaneio precedente de um desejo de desfrutar do objeto amado”. E mesmo desejando as "sereias" Ulisses passa por cima de sua própria natureza