Documento
Evolução também conhecida como evolução biológica, genética ou orgânica, no ramo da biologia, é a mudança das características de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismo mudem e se diversifiquem ao longo do tempo.tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória.
Do ponto de vista genético, evolução pode ser definida como qualquer alteração no número de genes ou na frequência dos alelos de um ou um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos. Estas novas características também podem surgir da transferência de genes entre populações, como resultado de migração, ou entre espécies, resultante de transferência horizontal de genes. A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias através de selecção natural ou aleatoriamente através de deriva genética.
Evolução poliomielite:
Embora a poliomielite costume ter uma evolução benigna, pode originar graves complicações neurológicas e provocar paralisia como sequela. Apesar de actualmente, ser muito menos frequente devido à vacinação, continua a ser endémica em algumas zonas do planeta.
Poliomielite:
A poliomielite é provocada por um vírus específico pertencente à família Picornavírus, conhecido como paliovirus, do qual se conhecem três subtipos denominados 1, 2 e 3. Estes vírus encontram-se presentes na saliva das pessoas afectadas, sendo eliminados maioritariamente através das fezes. Dado que o contágio se produz por via digestiva, a sua forma mais habitual de transmissão corresponde à via fecal-oral, como por exemplo quando uma pessoa não lava bem as mãos após o acto defecatório (facto muito comum nas crianças), contaminando seguidamente as mãos de outra pessoa ou determinados objectos, tais como alimentos ou talheres, que a pessoa leva à boca.