Documento
Ano letivo 2014/2015
A manipulação e os meios de comunicação de massa
Prof- Dulce Bandeiras
Alexandru Botnari nº 3 10º ano
Ìndice
Introdução
Neste trabalho vou falar sobre a manipulação e os meios de comunicação em massa. Escolhi este tema pois é aquele com que eu mais me identifico. Este é um problema da atualidade em que as pessoas parecem não dar muita importância. Com este trabalho viso promover uma grande variedade de informação e esclarecimento, a fim de expandir e adquirir novos conhecimentos. Vou explorar a influência dos meios de comunicação, concentrando-me na manipulação através da publicidade com fins políticos lucrativos e como este “excesso” de informação afeta as escolhas da sociedade, demonstrando de certa forma a evolução e o uso dos meios de comunicação ao longo do tempo.
Os meios de comunicação de massas e a manipulação
Nos últimos vinte anos, temos assistido a grandes alterações nos meios de comunicação e a uma grande revolução. Estes dois aspetos tornaram-se numa das mais complexas questões que se colocam à contemporaneidade.
A revolução tecnológica e informática generalizou, à escala mundial, o acesso das populações a meios de comunicação que, há muito tempo ainda, estavam reservados a uma pequena parcela da humanidade. Ainda que, mesmo agora, uma significativa quantidade de seres humanos se encontrem excluídos do sistema global da circulação da informação, a verdade é que, cada dia que passa, mais e mais grupos de indivíduos se integram nessa imensa rede de comunicação e no respetivo caudal de informação que ela veicula, mas também produz.
Todo esse fluxo de conhecimento de notícias, de programas de entretenimento, produziu uma maior aproximação entre indivíduos e sociedades e colaborou para superar as tradicionais fronteiras que, em muitos casos, isolavam as sociedades, as classes e as culturas. Deste modo, tornou-se um factor decisivo de