Documento
O chá-chá-chá foi introduzido em Cuba em 1953. Sua música “La Engañadora”, de 1951, é considerada o primeiro cha-cha-cha. A dança mexicana é contada "1-2-3, 1-2". Os passos em todas as direções devem ser dirigidos primeiramente com a parte anterior do pé em contato com o chão e, em seguida, com o calcanhar diminuindo quando o peso é totalmente transferido. Este estilo tornou-se independente, com características próprias de música e dança.
O moderno estilo de dança do cha-cha-cha deriva de estudos feitos pelo professor de dança Monsieur Pierre. Monsieur Pierre, visitou o México em 1952,em busca de formas de danças mexicanas características da época. Ele notou que havia uma nova dança cujo ritmo se desenvolvia sobre 4 batidas. Ele levou a ideia para a Inglaterra e eventualmente criou o que se tornou conhecido como a dança de salão cha-cha-cha.
Tendo sido implantada nos anos 50, com Pierre, foi promovida nos anos 60 por Walter Laird e por competições da época. O moderno cha-cha-cha é resultado da evolução dessa dança através do tempo, mas sua essência é afirmada no cha-cha-cha original do México dos anos 50.
Características
O cha-cha-cha tem como estrutura a dança rítmica A dança de salão cha-cha-cha é energética e com uma batida constante. O cha-cha-cha latino é mais lento, mais sensual e pode envolver ritmos mais complexos. O ritmo original cubano e a dança de salão cha-cha-cha contam "dois-três-chachacha"
Passos do Homem:
Passos da Mulher: