Documento
A dependência por medicamentos é uma realidade que muda drasticamente a vida de milhares de pessoas, interferindo em suas relações familiares e de trabalho. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o problema afeta, em média, 10% da população mundial, incluindo dependentes e pessoas que sofrem consequências do convívio com o dependente. Esse assunto será abordado no Por uma boa causa deste mês, começando pela dependência de medicamentos.
Os analgésicos são medicamentos que podem causar séria dependência química. Um exemplo desse tipo de droga é o demerol, que de acordo com a imprensa norte-americana provocou uma parada cardiorrespiratória e a morte do cantor Michael Jackson, devido às altas doses consumidas. Trata-se de um derivado de ópio, semelhante à morfina, que pode ser utilizado como anestésico e inclusive é de uso restrito em serviços de emergência médica."http://www.olharvital.ufrj.br/2006/?id_edicao=178&codigo=10"
Tolerância
A tolerância é uma diminuição da resposta farmacológica que se deve à administração adapta à presença contínua do fármaco. Geralmente, são dois os mecanismos responsáveis pela tolerância: 1) o metabolismo do fármaco acelera-se (habitualmente porque aumenta a actividade dos enzimas hepáticos que metabolizam o fármaco); 2) diminui a quantidade de receptores ou a sua afinidade para o fármaco. O termo resistência é usado para descrever a situação em que uma pessoa deixa de responder a um antibiótico, a um fármaco antiviral ou à quimioterapia no tratamento do cancro. Segundo o grau de tolerância ou de resistência desenvolvido, o médico pode aumentar a dose ou seleccionar um fármaco alternativo."Farmacodinâmica: Seletividade da Ação dos Medicamentos"
intoxicação
A incidência anual de intoxicações por medicamentos referidas aos Centros de Informações e Assistência Toxicológica (CIATs) é a mais freqüente, comparada com os de envenenamentos por animais peçonhentos e intoxicações por domissanitários,