Documento
Por: Neuwald
14/08/2013
Em uma época que expressões como Datacenter, Big Data e Computação em Nuvem são cada vez mais presentes na realidade da TI e das empresas, naturalmente os superservidores e os sistemas operacionais para eles estão ganhando importância.
A história do Microsoft Windows se fez no desktop, onde até hoje domina, ainda que as estatísticas atuais, considerando a explosão do uso de smartphones e tablets, mostrem a possiilidade de sistemas como iOS e Android superarem o Windows em número de usuários em um curto espaço de tempo.
server 1
Com a explosão do uso dos dispositivos móveis, Android deve superar o Windows
Mas com este claro aumento do uso dos servidores, pode a Microsoft conquistar uma boa fatia do mercado de sistas para servidores com o Windows Server?
Historicamente, o Unix, mais recentemente representado pelo Linux, sempre foi um sistema operacional mais robusto e seguro para servidores, mas a dinâmica de atualização tecnológica da Microsoft, a capacidade de interagir com seus usuários e assim aprimorar seus produtos, não deve ser desprezada.
Além disto, a Microsoft tem trabalhado com a comunidade Linux para trazer no Windows Server R2 – codinome Blue –, esperado para breve, no sentido de aproximar os sistemas operacionais.
server 2
Interação com a comunidade Linux visa trazer qualidades do sistema para Windows Server
Desde 1993, quando surgiu o Windows NT – “New Technology” –, que pode ser considerado a primeira versão do Windows Server, muita coisa aconteceu: foram lançadas as versões 2003, 2008, todas com um release 2, e a mais atual, 2012, cujo R2, citado no parágrafo anterior, é esperado para agosto.
Em relação à versão 2012, mais recente, cujos pontos em destaque são a facilidade para trabalhar com a Computação em Nuvem e Virtualização, algumas avaliações de publicações especializadas como InfoWorld e ZD Net estão sendo bem positivas.
Embora seja muito bom