Documento
Foi aplicado um questionario de com o aspecto de indentificar os procedimentos da implantação do Suas no municipio e seus programas.
Através do questionario a pesquisa teve como resultado,que dos 208 municipios pesquisados, 57% se encontram no nivel de gestão basica, 30% em gestão inicial e 12% em gestão plena. Mediante o desenvolvimento ainda é caracterizado situção de risco, ainda que seja um indice baixo de gestão plena, revelou um avanço importante, onde mesmo com as difilcudes estruturais o municipio assume a gestão total da politica.
Por outro lado, 30% dos municipios mostram suas difilculdades para uma estrura para implantaçao do Suas.
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada. Do mesmo modo, todos os Estados, comprometidos com a implantação de sistemas locais e regionais de assistência social e com sua adequação aos modelos de gestão e cofinanciamento propostos, assinaram pactos de aperfeiçoamento do Sistema.
O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a