Documento
1.Introdução
Quando nos referimos a gestão de estoque, estamos nos referindo a uma das partes mais importantes das empresas, pois sem o controle das mercadorias fica mais complexo para administrar os produtos que entram na empresa. O propósito do nosso trabalho é aprofundar no assunto em que abordamos.
As empresas que atuam como fabricantes ou montadoras, voltadas para a produção de bens, dependem fortemente de um estoque bem gerenciado por uma série de razões. No final das contas, uma empresa que dependa de produção não pode sobreviver sem um bom sistema de gerenciamento de estoques.
De acordo com o Professor João José Viana (2000), afirma que a gestão dos estoques é um conjunto de atividades que visa atender as necessidades da empresa, com o máximo de eficiência e ao menor custo, através do maior giro possível para o capital investido em materiais, tendo como objetivo fundamental a busca do equilíbrio entre estoques e consumo.
Os principios da gestão de estoque são Previsão da Demanda ; Monitoramento dos Sistemas ; Qualidade de Armazém. A Gestão de Estoques é, portanto, um desafio para a maioria das empresas. Na verdade, mesmo antes que uma empresa comece suas vendas, seu lucro ou prejuízo pode ser parcialmente explicado por quão bem a empresa é capaz de gerenciar seus estoques.
3. Questões de pesquisa.
1) Porque a gestão de estoque é tao importante para as empresas?
2) Quais são os principios da gestão de estoque de uma empresa?
As Previsões de Demanda é uma habilidade especializada, as empresas devem criar e manter seu sistema de estoque com base nas demandas reais e previstas.
O Monitoramento dos Sistemas deve ter um mecanismo de monitoramento da quantidade no estoque a todo momento, as empresas devem saber exatamente a quantidade de produtos no estoque.
A Qualidade de Armazém deve ser capaz de manter o estoque em boas condições, para que nao ocorra o desperdicio de produtos , assim tendo perdas na empresa.