Documento
A genética tem mostrado uma vasta variedade de aplicações num curto período de tempo.
Talvez a aplicação mais trivial da genética seja em relação a filhos. Como saber qual será a cor dos olhos, pele e cabelo dos seus filhos? Pela análise do genótipo dos pais isso é fácil de descobrir. Podemos até saber se a criança desenvolverá alguma doença, e com isso antecipar o tratamento. Graças a genética, nosso conhecimento das características hereditárias é muito mais preciso e direto.
Antigamente, quando casais incestuosos tinham filhos defeituosos, a opinião geral era que a doença do filho era punição pelos pais terem cometido o pecado do incesto. Hoje sabemos que em casais incestuosos há grande chance de se manifestarem doenças provenientes de genes recessivos. Nada de punição divina.
A genética também revolucionou a investigação forense. A análise do DNA nos corpos de delito tornou a identificação de criminosos muito mais fácil e precisa do que era antes.
AULA 2 – Como se organizam os cromossomos? Qual a vantagem da reprodução sexuada em relação à hereditariedade?
Resposta A -
O cromossomo é constituído por uma longa fita dupla de DNA. O DNA é o material que constitui os genes. O cromossomo é composto de proteínas chamadas histonas, que se arranjam em grupos de oito, e são envolvidas pela molécula de DNA. Estes grupos de oito histonas, enroladas pelo DNA são chamados de nucleossomos. Há muitos nucleossomos na molécula de DNA. Os nucleossomos ajudam no enovelamento do cromossomo. Na intérfase, o cromossomo encontra-se totalmente descondensado, formando a cromatina. Já na metáfase ele encontra-se máximo de sua condensação. A interfase é a preparação da célula para a divisão. É um processo de intensa produção de proteínas, onde ocorre a duplicação do material genético. Os dois braços do cromossomo