Documento
1. CONCEITOS BÁSICOS SOBRE OS COMPONENTES DO CUSTO (TERMINOLOGIA DE CUSTOS)
1.1. GASTOS
Sacrifício que empresa arca para obtenção de um bem ou serviço, representado por entrega ou promessa de entrega de ativo (normalmente valores monetários).
Exemplos :
Gastos com mão de obra, com aquisição de mercadorias para revenda, com aquisição de máquinas e equipamentos, desembolsos ou pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Pode ocorrer junto com gasto (à vista) ou depois deste (à prazo).
Gastos diretos e indiretos.
Custos diretos na fabricação: são aqueles que pertencem ao produto, identificando de forma direta e objetiva, ex: matéria- prima, mão de obra, energia elétrica e etc.
Custos indiretos na fabricação: São custos gerais na fabricação, ocorrem durante o processo da produção, muitas vezes são obrigados ao uso de rateio. Como exemplo tem: aluguel, materiais indiretos usados na fábrica, combustível, material de higiene e limpeza e etc..
Despesas diretas e indiretas: também são conhecidas como despesas comerciais e administrativas, as despesas indiretas está reservada para as despesas comerciais que cobrem vários produtos como a propaganda institucional. E as administrativas são da área de finanças, relação publica, entre outras.
Custos fixos, variáveis e semi-variáveis.
Custos variáveis: se associa ao produto, são aqueles cujo acompanha o volume da atividade, dentro de certo período.
Custos fixos: se associa a unidade de tempo, existem três tipos, da capacidade instalada (depreciação), custos operacionais fixos da fábrica(seguros, impostos), despesas fixas programadas(publicidade e marketing).
Custos semi-variáveis: tem despesa em uma unidade de tempo, se altera em função das vendas, mas não na mesma proporção delas, tem uma parcela fixa e outra variável, como a energia e a mão de obra.
No desenho a seguir uma melhor maneira para se entender como se divide estes gastos:
Os Gastos podem ser