PONTO DE FECHAMENTO
Uma aplicação adicional do PE consiste na determinação do ponto a partir do qual não é vantajoso para a empresa o encerramento das atividades (Ponto de fechamento), mesmo em períodos de pequena demanda.
Aplicável especialmente para empreendimentos de características sazonais, como hotéis do litoral, sorveterias, lojas de confecções de couro etc., este indicador evidencia o volume de vendas necessário para proporcionar uma margem de contribuição total que se iguale ao montante das despesas e custos fixos elimináveis com o fechamento da empresa em épocas de poucas vendas.
Custos fixos elimináveis - são aqueles que podem ser eliminados em curto espaço caso a empresa encesrre temporariamente suas atividades. = salários, alugueis, energia elétrica.
Custos fixos não elimináveis = não são passiveis de eliminação a curto prazo = depreciações, iptu, alugueis, parte da segurança.
Assim, se a MC total do período de “baixa temporada” superar os gastos fixos elimináveis com o encerramento das atividades, implica a ela cobrir também uma parte das despesas e custos fixos não elimináveis, indicando a viabilidade de manter a empresa em funcionamento. De outro modo, se a MC total for menor que o total de gastos fixos elimináveis, significa que será vantajosoparalisar as operações, já que a MC total gerada no período de pequena demanda não cobre nem os gastos fixos que poderiam ser eliminados com o fechamento.
Para calcular o Ponto de fechamento em unidades basta dividir o valor total (em R$) dos gastos fixos elimináveis com o fechamento da empresa pela MC unitária em R$.
QF = CF elimináveis MCU
Onde: QF = ponto de fechamento
Se a empresa trabalhar acima do seu QF, estará minimizando seu prejuízo, uma vez que conseguirá cobrir uma parte dos custos fixos não elimináveis (que ocorrerão mesmo que a empresa não produza nada).
Um estudo de caso
Supondo-se uma loja de confecções de couro que tenha suas receitas concentradas na