Documento Sem T Tulo
Bacia Atlântico Nordeste Ocidental
Lançamento de esgotos domésticos que causam perdas ambientais e restringem usos para abastecimento . O impacto dos esgotos é mais significativo na área litorânea, uma vez que, por ter os maiores contingentes populacionais, tem lançamento mais significativo que afetam atividades turísticas (balneabilidade das praias) e econômicas; Além de aumentar o risco associado à propagação de doenças de veiculação hídrica .
A expansão do turismo em áreas litorâneas tem originado muitos problemas decorrentes da falta de infraestrutura sanitária e da ocupação indevida de áreas de proteção ambiental , com a contaminação de mananciais e o comprometimento da balneabilidade de praias
Definir estratégias que resultem no aumento da segurança hídrica para o abastecimento doméstico e que compatibilize os múltiplos usos da água; tais como: abastecimento humano, irrigação, piscicultura, dissedentação animal, lazer e turismo em toda região hidrográfica. Lançamento de despejos das usinas sucroalcooleiras que comprometem a qualidade das águas. Poluição difusa representada pelo lançamento de fertilizantes e agrotóxicos.
Retirada excessiva de água para irrigação em volumes superiores às disponibilidades.
Conflitos de ordem quantitativa com demandas potenciais acima das disponibilidades médias. Expansão das atividades industriais e falta de controle do efluente lançado nos corpos d'àgua. Definir metas específicas para compatibilizar os usos múltiplos de água , principalmente nas unidades hidrográficas a Oeste dos Estados da Paraíba e de Pernambuco, nas unidades hidrográficas Alagoanas e do Leste Potiguar. Necessidade de implantar ou avançar no sistema de gestão de recursos hídricos.
Análise crítica da poluição da Bacia
Bacia Atlântico Nordeste Oriental *Rio Mearim
O nível de poluição no rio Mearim é preocupante, a situação é crítica no trecho do