Documento Sem T Tulo
[
editar | editar códigofonte
]
Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Referese a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercadas de narrações desde que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano.
É o tipo predominante em:
● Contos
● Fábulas
● Crônicas
● Romances
● Novelas
● Depoimentos
● Piadas
● Relatos
§
Texto descritivo
[
editar | editar códigofonte
]
Um texto em que se faz um retrato escrito de um lugar , uma pessoa , um animal ou um objeto . A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo , pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, podese até descrever sensações ou sentimentos . Não há relação de anterioridade e posterioridade. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto refere. Nessa espécie textual as coisas acontecem ao mesmo tempo. texto narrativo
A narrativa pode ser definida como relato de acontecimentos que remetem para o conhecimento do Homem e das suas realizações no mundo. É uma forma de literatura que compreende o romance, a novela, o conto e a epopeia.
A nível de texto, pode ser entendida como um encadeamento discursivo, nas suas relações com os acontecimentos que relata e o ato que o produz.
Na narrativa literária, com recurso frequente à ficção, por vezes socorrendo-se de acontecimentos históricos, há uma expressão do mundo exterior e objetivo. Em geral, a enunciação surge na terceira pessoa (por vezes, na primeira pessoa, quando o narrador assume o papel de personagem), predominando a função referencial ou informativa da linguagem.
O texto narrativo, que permite uma comunicação através do discurso do narrador e da história recriada, apresenta um discurso múltiplo e complexo que recorre, essencialmente, à