documento recente
A entrega e instalação do produto também podem ser consideradas como um tipo de pós-venda, principalmente no caso de produtos que exigem mão-de-obra qualificada para sua instalação, como no caso da indústria moveleira (dormitórios), de eletrodomésticos (lava-louças) e de informática (microcomputadores e softwares). A instalação deve ser encarada como uma extensão da venda, capaz de garantir a plena satisfação do consumidor (GOBE et al., 2001, p.179).
O foco dos serviços de pós-venda ao consumidor é buscar a fidelização do consumidor final à marca e ao produto da empresa, independentemente do ponto-de-venda. Assim, toda a empresa que deseja ter vida longa e clientes fiéis não pode, em hipótese alguma, deixar de ter um eficiente serviço de pós-venda (GOBE et al., 2001, p.178).
Muito mais que vender, é necessário encantar o consumidor, é preciso torná-lo fiel a sua marca, produto ou serviços. Gerando cada vez mais satisfação, aumenta-se a a possibilidade de recompra, não permitindo que ele seja seduzido pelos apelos do concorrente. É com este propósito que as empresas estão investindo cada vez mais no pós-venda: para torna-lo de qualidade e eficiente e poder prestar serviços de apoio, orientação e informações (GOBE et al., 2001, p.175).
Para Kotler, clientes são menos sensíveis aos preços:
Clientes muito satisfeitos produzem diversos benefícios para a empresa. Clientes satisfeitos são menos sensíveis aos preços, falam bem da empresa e de seus produtos a outras pessoas e permanecem fiéis por um período mais longo. Contudo, a relação entre a satisfação e a fidelidade do cliente varia