Documento de Apoio Futebol
ORIGEM E EVOLUÇÃO DO FUTEBOL
No “La Soule”, em Inglaterra, por volta de 1760, foram introduzidas algumas regras ao jogo da bola: limitou-se o terreno de jogo (100m por 30m); colocaram-se dois postes a formar a baliza (“Goals”); passou a utilizar-se a bola de couro. Dava-se origem ao “Hurling Over Goals”. Contudo, em alguns colégios, estes jogos eram condenados pela sua violência, pois ainda era permitido o uso das mãos e dos pés.
Com a introdução do drible, por volta de 1800, começou a chamar-se “Dribling Game”, jogo que veio dar origem, com algumas modificações, ao actual “Rugby”. O seu grande impulsionador foi o Colégio de Rugby, através do seu diretor Thomas Arnold. Nos colégios de Eaton, Oxford e Cambridge, este jogo também era praticado, mas não era permitido o uso das mãos, dando origem ao “Football”.
Em 1846, surgiram as primeiras leis do jogo; duas equipas de 11 jogadores tentavam passar a bola por entre os postes da baliza. No entanto, só em 1860 houve necessidade de criar regras para este jogo, no sentido de organizar campeonatos entre colégios e entre os clubes. Em 1862, uma comissão apresentou o “The Simplest Play”. No ano de 1863, no dia 26 de Outubro, na Taberna Freemason, em Londres, é fundada “THE FOOTBALL ASSOCIATION” por onze clubes e escolas que definiram as suas leis.
Em Portugal, o Futebol foi introduzido em 1888 pela mão dos irmãos Frederico e Eduardo Pinto Basto, ex-estudantes em Inglaterra.
O QUE É O FUTEBOL?
O Futebol é um Desporto Coletivo conduzido por leis que devem ser respeitadas, com origem em Inglaterra no ano de 1800. É disputado dentro dum recinto cujas medidas estão previamente estabelecidas, por duas equipas de onze elementos, sendo um deles o guarda-redes. A bola é fundamentalmente jogada com os pés, embora possa ser tocada com todas as partes do corpo, exceto os braços e mãos. O guarda-redes é o único jogador a quem é permitido jogar a bola com as mãos,