Futebol
Documento da Modalidade
FUTEBOL
NÚCLEO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
2000.2001
Escola Secundária de Anadia – Núcleo de Estágio de Ed. Física
2000/2001
INTRODUÇÃO
Este trabalho surge na necessidade de realizar um documento que descreva de forma clara e resumida todos os conteúdos que poderiam ser abordados no contexto escolar, seja na aula de educação física, no desporto escolar ou nas aulas de formação técnica, sobre a modalidade de futebol.
Dada a impossibilidade de abordar todas as componentes técnicas e tácticas desta modalidade, porque o seu ensino deve respeitar as populações a que se dirige, surge este documento, que foi previamente planeado, para constar no dossier de estágio e que fornece uma informação mais detalhada, comparativamente à unidade didáctica e ao documento de apoio aos alunos de futebol.
Ao elaborar este documento, ao qual se vai anexar uma bateria de exercícios para a respectiva modalidade, julgamos dar resposta a qualquer necessidade bibliográfica que possa surgir na leccionação desta modalidade.
Documento da Modalidade - Futebol
2
Escola Secundária de Anadia – Núcleo de Estágio de Ed. Física
2000/2001
CULTURA DESPORTIVA
HISTÓRIA DO FUTEBOL
As origens desta modalidade desportiva são tão longínquas que podem ser encontradas nas antigas civilizações chinesas e gregas.
De facto, segundo vários historiadores, Huang Ti, imperador chinês nos anos 2500
A.C. , concebeu um jogo para preparar fisicamente os seus exércitos, jogo esse que era já muito parecido com o futebol. Praticado por dois grupos de soldados e com uma bola
(cheia de cabelos) tinha como objectivo fazer com que essa bola transpusesse dois postes verticais fixos no solo. Segundo as regras, a bola poderia ser jogada com os pés ou com as mãos.
A prática do Epishiros pelos gregos (jogado com um odre cheio de palha), lançado pelos romanos durante a conquista da Gália são, porém, fontes mais seguras quanto