Documentação necessaria
Sumário 4
Introdução 5
Desenvolvimento 6
Considerações Finais........................................................................................................ 8
Bibliografia.................................................................................................................................... 9
Introdução
O principal objetivo desta resenha é monstrar como foi o inicio da arquitetura brasileira, mencionando suas etapas, sua evolução, principais dificuldades e caracteristicas, relatando os caminhos percorridos nos primeiros registros dos mestres de obras.
Conta ainda que em relação a arquitetura civil as casas individuais não tinham valor, e que os portugueses fundaram todas as casas conservando as caracteristicas de suas antigas cosntruções.
Puro e sem pretensões os pedreiros e mestres portugueses conseguiram manter as variadas construções até os meados do Século XIX.
Reconhecendo então que o mestre de obras muita das vezes zombado foi quem manteve a boa tradição.
Desenvolvimento
O texto “Documentação Necessária” escrito por Lucio Costa arquiteto modernista, foi criado em 1938 e relata a atual arquitetura moderna, destacando que a antiga arquitetura foi pouco estudada, sendo os maiores relatos feitos sobre Igrejas e/ou Conventos. Mencionando as obras de Antonio Francisco Lisboa, que teve pouco interesse a arquitetura civil, principalmente em relação às casas.
Segundo Costa a arquitetura civil, principalmente as residências não eram avaliadas de forma rigorosa, pois foram fundadas por portugueses considerados “incultos”, que traziam as características das suas aldeias e não se preocupavam com o desenho artístico, mas sim com a “saúde plástica perfeita” (Mario de Andrade).
Gilberto Freire nota um amolecimento nas obras portuguesas, influenciado pela vida colonial e o cenário americano, tendo