Capitular
Net Positive Suction Head ou balanço no topo de sucção positiva, É a energia (carga) medida em pressão absoluta disponível na entrada de sucção de uma bomba hidráulica. Em qualquer seção transversal de um circuito hidráulico genérico, o parâmetro NPSH mostra a diferença entre a pressão atual de um líquido em uma tubulação e a pressão de vapor do líquido a uma dada temperatura.
NPSH é um importante parâmetro a ser levado em conta quando desenhando-se um circuito: quando a pressão do líquido cai abaixo da pressão de vapor, a vaporização do líquido ocorre, e o efeito final será a cavitação: bolhas de vapor podem reduzir ou parar o fluxo de líquido.
Bombas centrífugas são particularmente vulneráveis, enquanto bombas de deslocamento positivo são menos afetadas por cavitação, como são mais hábeis a bombear fluxos de duas fases (a mistura de gás e líquido), entretanto, a taxa fluxo resultante da bomba irá ser diminuída por causa do gás deslocando volumetricamente uma desproporção de líquido.
O colapso violento das bolhas de cavitação cria uma onda de choque que pode literalmente escavar material dos componentes internos da bomba (geralmente a borda do propulsor) e criar ruído que é mais frequentemente descrito como "bombear cascalho". Adicionalmente, o inevitável aumento na vibração pode causar outras falhas mecânicas na bomba e equipamentos associados.
Considerando o circuito mostrado na figura, na NPSH 1-1 é4 :
onde é a perda de carga entre 0 e 1, é a pressão na superfície da água, é a pressão de vapor (pressão de saturação) para o fluido a temperatura a 1, é a diferença na altura (mostrado como H no diagrama) da superfície da água na localização 1, e é a densidade do fluido, assumida constante, e é a aceleração gravitacional.
* NPSHA e NPSHR
NPSH(a) é a pressão de sucção apresentada na entrada da bomba, é a energia (pressão absoluta) que o sistema: pressão sobre o fluido, altura da coluna de água acima ou abaixo do eixo de sucção da bomba,