A jornada
Verificar a situação e identificar se há riscos para a segurança de terceiros e a minha própria e chamar os bombeiros ou samu, no segundo acidente a companhia elétrica, depois prestar o socorro básico as vitimas.
Resposta do item b da Questão 1:
Acalmar a vitima fazendo perguntas para verificar sua lucidez, identificando possíveis danos para informar aos bombeiros ou samu, no acidente de Alagoas a única medida seria orientar a todos para ficarem dentro do ônibus.
Resposta do item c da Questão 1:
Deitar a vitima em posição horizontal e fazer a massagem cardíaca, fazendo compressões no meio do peito, cem vezes sem interrupções até que cegue o serviço de atendimento especializado.
Resposta do item d da Questão 1:
Proteger o ferimento com gaze ou pano limpo, umedecendo com água (gelada ou em temperatura ambiente) o pano ou a gaze até a chegada do atendimento hospitalar.
Resposta do item e da Questão 1:
Realizando treinamentos, palestras, identificando os riscos e salientando o uso de proteção individual e coletiva, e realizar inspeções diárias para verificar possíveis falhas e assim preveni-las.
Resposta do item a da Questão 2:
Caso Paraná: treinamento da função para os trabalhadores; uso de EPI e EPC; sinalizar a área em que estão trabalhando.
Caso Alagoas: treinamento do motorista e também dos estudantes de como agir em caso de acidentes; informar sobre eletricidade; informar os números do samu e dos bombeiros.
Resposta do item b da Questão 2:
Antes dos trabalhadores iniciarem o seu trabalho eles deveriam ter passado por um treinamento, os EPIs e os EPCs em conformidade com o trabalho a ser realizado, e antes de tudo a rede de energia deveria estar desenergizada, pois o trabalho era muito próximo dos cabos de alta tensão, a área sinalizada e os trabalhadores deveriam ter uma ordem de serviço com especializações dos riscos e acompanhados de um profissional habilitado.
Resposta do item c da