documentario
A Verdade de Cada Um (2013)
A sociedade vem se mostrando cada vez mais consumista. O ato de consumir está presente na sociedade desde seus primórdios, porém nos dias de hoje as pessoas passaram a comprar por vaidade, status ao invés de por necessidade. O documentário retrata a vida de 4 pessoas com visões diferentes sobre esse consumismo exacerbado.
Alguns encaram o consumismo como uma forma de melhorar a economia e movimentar o mercado porém, esse consumismo quando demasiado pode prejudicar o próprio mercado tendo em vista que, nos dias de hoje é extraído 50% mais dos recursos naturais que poderiam ser extraídos do mundo, sendo estes recursos essenciais para fabricação dos produtos que são vendidos no mercado.
Uma das entrevistadas no documentário é uma jovem que tem o consumismo como filosofia de vida. Esta jovem usa isso como forma de resolver seus problemas, porém tudo não passa de uma ilusão. Endividada, a jovem recorre a mãe para saciar suas ‘’ necessidades’’ causando ainda mais dividas e problemas à família.
Todo esse consumo exagerado não é, e nunca foi realmente necessário para ter uma vida feliz. Segundo o documentário, o consumo cresceu 6x nas ultimas 5 décadas, mostrando que essa situação de compra sem controle foi criada recentemente como forma de suprir o vazio das pessoas que precisam de objetos para se mostrarem superiores na sociedade atual.
Este pensamento é semelhante ao de outro entrevistado que quando mais jovem se mostrava consumista, mas com o passar do tempo adquiriu experiência e se mostrou contra o consumismo, mostrando que não nascemos virtuosos, mas nos tornamos. Este senhor acredita que devemos viver a vida da forma mais simples com o mínimo de recursos que pudermos, que a vida não se resume em comprar objetos, e sim em ter experiências. Este comportamento, além de ecológico e sustentável, se mostra mais intelectual do que o pensamento da jovem que vive em função do consumo, visto que esse