DOCUMENTARIO FOTOGRAFIA
ANNIE LEIBOVITZ
A vida através das lentes
1 - O que é FOTOJORNALISMO? Quais são suas características?
Na década de 40 do século XIX, surgiu à possibilidade de utilizar as ilustrações fotográficas como ferramenta jornalística por ter um cunho testemunhal. Os eventos públicos como o tratado de paz entre França e a China (1843) e o conflito entre americanos e mexicanos (1846) ocorreram cobertura através do fotojornalismo com o uso de daguerreótipos. Nesse século houve a constituição dessa profissão e reconhecimento de sua importância, a fotografia foi percebida como uma forma de jornalismo.
A primeira fotografia foi feita por Joseph NicéphoreNiépce, em 1826 com ação direta da luz, ele conseguiu gerar a imagem após oito horas de exposição à luz. O daguerreótipo foi criado pelo Louis-Jacques Mandes Daguerre, que em 1829 associou-se à Niépce e descobre um agente revelador que, exposto em uma chapa revestida com prata e sensibilizada com o iodeto de prata, trouxe à luz a uma imagem. Com essas máquinas já era possível cobrir acontecimentos e fatos daquela época.
Na I Guerra Mundial em seu início estimulou os principais jornais do mundo à enviarem equipes de reportagens, na Alemanha as fotografias de notícia passaram a influenciar no design da página.
O fotojornalismo é usado para registro de grandes momentos, principalmente para chamar a atenção das pessoas, a fotografia é como uma prova de veracidade daquela notícia. A informação é passada ao leitor de forma imagética, sendo assim, por exemplo, um resumo (ou título) de uma matéria jornalística em revistas ou jornais. A imagem é caracterizada por ter um forte apelo social, com intenção de sensibilizar à quem vê, podendo ser de forma emotiva ou até de revolta. O registro da pobreza e miséria, as corrupções dos países, mortes e violência no mundo são alguns dos exemplos que a fotojornalismo faz.
Hoje em dia na era digital os momentos são