docu
Conceito: Gênero dramático é a representação por meio da encenação de atores, que, no palco, são peças fundamentais. Este gênero não possui narrador, pois o enredo é retratado pelos próprios personagens do espetáculo, mantendo uma perfeita sintonia entre a palavra verbalizada e o publico. Tudo é dito e compreendido através de ações, falas e gestos dos personagens. Origem: O Gênero Literário Dramático teve suas origens na Grécia Antiga, possivelmente numa manifestação das festas em homenagem a Dionísio (O deus do Vinho e das festas). As festas realizadas em sua homenagem deram origem aos gêneros da tragédia e da comédia, ambos baseados nos mitos gregos. O termo "dramático" quer dizer drama, ou seja, Ação. Ele representa ações vividas pelos personagens num determinado espaço-tempo.
Estrutura:
Não possui narrador.
A história é reproduzida pelos atores por meio de dialogo e de elementos como figurino, maquiagem, cenário, gestos.
A história é dividida em atos e cenas.
A encenação é retratada numa sequencia linear constituída pela exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho final.
Tipos de classificação:
A Comédia: Sempre de caráter cômico, tinha o cotidiano como temática, satirizando os defeitos humanos e a sociedade como um todo, representada por personagens estereótipos das debilidades humanas, como o rabugento, o avaro, o apaixonado e o mesquinho. Sua estrutura consiste em uma situação complicada inicial, mas no final tudo acaba bem.
A Tragédia: Retratada por um caráter mais sério e solene, com personagens humanos pertencentes às classes nobres, como reis, príncipes, que sofriam nas mãos dos deuses e do Destino. Sua estrutura consistia em uma ação inicial feliz, todavia com um final trágico, na qual a temática era baseada no sofrimento e na desgraça do protagonista. Suscitando o terror e a piedade, Tendo como efeito a purificação dessas emoções.
A Tragicomédia: O drama que mescla elementos trágicos e cômicos.
O Auto: Uma