Taxas De Juros Docu
De forma mais simples e generalista, a taxa de juros pode ser entendida com o preço do mercadoria dinheiro.No contexto de uma operação financeira, o juro é a remuneração que o tomador de um empréstimo paga ao doador (aplicador de recursos).
Formação dos Juros
A Taxa de juros é apropriadamente identificada como o preço do credito, refletindo uma dimensão temporal. O Juro exprime o preço de troca de ativos disponíveis em diferentes momentos do tempo.
Em geral, receber uma quantidade de dinheiro hoje é preferível a receber amanhã, e o juro oferecido pela disponibilidade imediata do bem deve remunerar o adiantamento de seu uso.
Quaisquer que sejam os tipos de taxas de juros conhecidos no mercado, todos eles exprimem a remuneração pela alocação de capital. A taxa de juro reflete, portanto o preço pago pelo sacrifício de poupar, ou seja, a remuneração exigida por um agente econômico ao decidir postergar o consumo, transferindo seus recursos a outro agente.
As taxas de Juros, as empresas e o governo
As taxa de juros e os preços dos bens físicos no mercado, expressos em porcentagens e unidades monetárias, respectivamente, tem por finalidade comum homogeneizar os valores de um conjunto de bens. Por meio dos juros, é possível aos agentes econômicos tomar a mais diferentes decisões, permitindo uma distribuição temporal mais adequada a suas preferências de consumo e poupança.
Investimentos Financeiros e cenários econômicos
O entendimento das politicas econômicas, conforme estudadas nos capítulos 1 e 2, é importante para se perceber as principais tendências do mercado financeiro.
As variáveis econômicas que definem os recursos dos preços e retornos dos ativos negociados no mercado são identificadas na taxa cambial, na taxa de inflação, entre outras.
Por exemplo, em ambiente econômico mais estável, os juros caem, tornando os ativos de renda fixa menos atraente.
Comitê de Politicas Economicas
O comitê de politicas econômica foi instituído em 1996 e atua