Docs
As pessoas vivem, atualmente, num mundo que passa por mudanças aceleradas. Estas últimas podem provocar tanto insegurança, quanto esperança. A Escola do século XXI, não pode cerrar os olhos face ás realidades, tais como, a Globalização, expressões culturais diferentes, religião, terrorismo, violência, tecnologia, entre outras transformações que influenciam a educação de maneira tão contundente. O problema é ainda mais acirrado nas metrópoles, sobretudo, nas escolas que se encontram sediadas nas favelas com carências são notoriamente, observáveis.
Em vista disto, pergunta-se: qual a educação oferecida nas escolas atualmente no Brasil? Qual a educação que se quer oferecer? Qual seria então, o papel da educação?
Este trabalho traz as visões do que seria o papel da Educação no mundo tão mutável e de como o professor é o protagonista desta desejável educação, a qual formará indivíduos atuantes, críticos e sujeitos de si mesmos.
2 O Papel da Educação
2.1 Conceito e Sentido da Educação
As pessoas nascem “virgens”, isto é, desprovidas do conhecimento. Entretanto, elas precisam se relacionar com o mundo e com aqueles que as cercam daí a necessidade da educação. É através da Educação que o indivíduo irá construir seu aparato intelectual para vencer as adversidades do mundo.
Para Paulo Freire (apud BARRETO, 1998), o processo de complemento e busca incessante de informações é o que constitui a Educação.
Educação, de acordo com o professor Celso Pedro Luft (2001) é: “Ação ou efeito de educar (-se). Desenvolvimento integral e Harmônico de todas as faculdades humanas. Bons modos; cortesia; polidez.” E ainda, segundo FULANO DE TAL (ANO TAL) COLOCAR DO DICIONÁRIO ETMOLOGIA.
Assim, com o vínculo estabelecido entre os seres humanos e com os seres humanos e o mundo, nasce a carência da Educação. Esta relação vai completando os anseios das pessoas à medida que suas respostas são respondidas, fazendo surgir aí o conhecimento, acerca dos semelhantes e do