Doce de abobora
Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique Escola Secundária Infante D. Henrique 2012/2013
Curso Profissional: Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar
Produção do doce de Abóbora
Trabalho realizado por: Fábio lapa 12E nº11
Índice:
Introdução 3
Diagrama de fabrico 4
Recepção, lavagem, corte/preparação e triturar 5
Escaldão e cozedura 6
Enchimento, capsulagem, arrefecimento, rotulagem, armazenamento e
Expedição/venda 7
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
Este trabalho tem como objectivo o processamento e conservação do doce de Abóbora.
Abóbora é o fruto da aboboreira sendo a sua família Cucurbitaceae (ordem Cucurbitales).
Entende-se por fruta, para efeito deste padrão, todas as partes comestíveis de vegetais reconhecidamente apropriados para a obtenção do produto final.
O fabrico de doce tem como base a conservação de alimentos, que se baseiam em técnicas que visam proporcionar aos alimentos a maior estabilidade microbiológica possível, preservando-os assim por mais tempo. Para o processamento do doce de abóbora são necessários quatro componentes básicos, (Fruta, Ácido (ácido cítrico), Pectina, Açúcar).
Diagrama de fabrico
Recepção
A recepção por parte da fábrica é um passo bastante importante durante o seu processamento até se produzir o doce, pois existe uma escolha e uma análise do produto (neste caso da abóbora) para verificar o seu estado. Neste processo o mais importante não é o estado exterior do produto, mas sim as características interiores. Para isso, são realizadas análises de modo a perceber se o produto apresenta, ou não, risco para uma possível contaminação por parte de qualquer tipo de patogénico ao consumidor. Se a fruta de facto estiver em bom estado a este nível,