A utilização dos instrumentos do serviço social em diversos espaços sócio-ocupacionais do assistente social
Centro de Ciências Humanas e Letras
Departamento de Serviço Social
Disciplina: Fundamentos Históricos Teóricos metodológicos do Serviço Social III
Professora: Vânia Reis
Atividade: Trabalho dissertativo
A UTILIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL EM DIVERSOS ESPAÇOS SÓCIO-OCUPACIONAIS DO ASSISTENTE SOCIAL
Alunas:
Joana Karolina Vaz Costa de Matos
Jordânia Ferreira Mesquita de Oliveira
Valkíria Rodrigues dos Santos
TERESINA-PI/NOVEMBRO DE 2011 1. Visita Domiciliar
Segundo Perin (2008), a visita domiciliar é um instrumento que potencializa as condições de conhecimento do cotidiano dos sujeitos, no seu ambiente de convivência familiar e comunitária. As visitas domiciliares “têm como objetivo conhecer as condições (residência, bairro) em que vivem tais sujeitos e apreender aspectos do cotidiano das suas relações, aspectos esses que geralmente escapam a entrevistas de gabinete” (MIOTO, 2001, p.148 apud PERIN, 2008, p.6).
A visita domiciliar apresenta como potencialidade a perspectiva do profissional se deparar com o cotidiano dos sujeitos, nas relações que os mesmos estabelecem em sua vida familiar e comunitária, de modo a se aproximar da realidade social no espaço onde se movimenta. A visita domiciliar “nos permite conhecer melhor sua cultura, seus anseios, suas rotinas, aspectos importantes para demonstrar a dimensão humana das relações que se estabelecem e, por conta disso, os limites que estes mesmos sujeitos possam estar submetidos” (PERIN, 2008, p. 10).
Para exemplificar a utilização da visita domiciliar como instrumento técnico-operativo do Serviço Social, destacamos a experiência do trabalho desenvolvido pelo assistente social no Ministério Público - Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, destacado por Rey (2008).
A autora ressalta que nesse espaço o assistente social utiliza a visita domiciliar durante a realização do Estudo Social, “processo de trabalho que