Politica
Enfrentar a gravidez na adolescência é um fato bastante complicado, nessa fase de transição da infância para a vida adulta acontecem muitas alterações do corpo e da mente. As meninas estão amadurecendo a ideia de namoro, sexo e outros assuntos que permeiam o mundo jovem.
Quando uma adolescente chega em casa com a informação de que espera um bebê toda a família acaba se envolvendo. As dificuldades a serem enfrentadas aumentar e atormentam a cabeça das adolescentes, portanto é preciso pensar e ter o apoio de todo para prosseguir com a gestação.
Por conta do medo e das inseguranças obtidas muitas delas optam pelo aborto ou pelo abandono da criança.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo DATASUS em 2007 20% era o índice de adolescentesgrávidas no Brasil. Existem alguns programas sociais que visam informar e esclarecer as cosequências da gravidez na adolescência, o que muitas vezes falta é a conscientização por parte das escolas e da própria família.
Porque as adolescentes engravidam?
Existem diversos estudos que tentam chegar perto das causas que levam as adolescentes a engravidar os motivos são vários, citemos alguns: * O enfraquecimento do conservadorismo por parte dos familiares * A idealização da liberdade * A não utilização de métodos contraceptivos * Baixa autoestima * Falta de diálogo em casa * O apelo midiático quando o assunto é sexo
A experiência sentida na pele – Depoimentos
1º Depoimento
“Fiquei grávida aos 14 anos e não tinha uma ideia sequer sobre o quê fazer. Atualmente só se pensa em 2 ou 3 soluções para a gravidez na adolescência, no entanto a maioria esquece de uma outra: a adoção. Foi a melhor, ainda que a mais difícil decisão de minha vida. Eu vejo tudo o que estou fazendo agora e penso onde estaria se tivesse o bebê comigo. Eu não estava preparada para cuidar de um bebê. Isto só ocorreria alguns anos mais tarde. E, a coisa mais importante para mim é que o meu bebê tem um pai e uma mãe