Hihi
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Relatório de Química Geral I
Prática Laboratorial nº 04 – Propriedades Periódicas.
Andressa Alexandre de Oliveira – 350742
Turma 4B
Professora: Nadja Maria Pontes Silva Ricardo.
Fortaleza, dezembro de 2012.
Objetivos
- Caracterizar alguns elementos como metal e não metal.
- Verificar a sequência dos metais alcalinos terrosos no grupo, através de teste de solubilidade pela formação de precipitado.
- Deduzir a sequência dos halogênios no grupo através de reações especificas.
- Desenvolver procedimento para testar a presença de cátions dos elementos dos grupos IIA e haletos em solução.
Introdução
A tabela periódica, cuja versão preliminar foi proposta em 1869 por Mendeleev, é a disposição sistemática dos elementos químicos, em função de suas propriedades. Ela permite prever o comportamento dos átomos e das moléculas deles formadas, entender também porque certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes e ainda prever propriedades como raio iônico, eletronegatividade, energia de ionização, dentre outros.
A tabela periódica organiza-se relacionando os elementos em linhas denominadas períodos e em colunas denominadas grupos ou família, baseando-se na ordem crescente de número atômico. Os elementos de um mesmo período têm o mesmo número de camadas eletrônicas, que corresponde ao número do período. Os elementos de uma família têm o mesmo número de elétrons na camada de valência (camada mais externa). Assim, os elementos do mesmo grupo possuem comportamento químico semelhante. Existem 18 grupos sendo que o elemento químico hidrogênio é o único que não se enquadra em nenhuma família e está localizado em sua posição apenas por ter número atômico igual a 1, isto é, como tem apenas um elétron na última camada, foi colocado no Grupo 1, mesmo sem ser um metal.
Os metais são elementos que se caracterizam por sua boa