Doc1 1
A administração pode ser compreendida como um estudo no qual se desenvolvem processos de planejamento, organização e controle. Desse modo, habilidade para lidar com números, espírito de liderança e desenvoltura para argumentar são predicados imprescindíveis ao administrador.
A matemática é útil em diversas situações como na elaboração de um planejamento, no controle do fluxo de mercadorias, proporciona também soluções de problemas empresariais finanças ou na própria área de administração geral. Como é lido na primeira parte do artigo,não se espera de um administrador que ele seja Matemático, porém, é necessário um conhecimento dos conceitos matemáticos envolvidos. Percebendo então, que matemática é meio e não fim, escolher o instrumento errado ou decidir no momento inoportuno pode ser fatal, tanto nela quanto em qualquer outra ciência. Ela quer seja na conferência da contabilidade, nas análises dos demonstrativos estatísticos, nas apreciações mercadológicas, programas financeiros ou planejamentos econômicos, sempre está presente, também configura instrumentos elementares, ampliando a perspectiva do administrador permitindo estruturação de técnicas mais arrojadas. Assim como planejamentos mais consistentes do emprego dos mais variados recursos num período de ampla competição de mercado, otimizar os resultados e minimizar os riscos é a competência mais requisitada aliada, obviamente, à criatividade e versatilidade do profissional.
Não cabe, em um mundo globalizado, uma visão sem criatividade que não seja original, bloqueada. Portanto, a ideia principal do artigo é que mesmo sendo uma disciplina que todos temem e por grande parte dos estudantes é odiada, incluindo os de administração, a matemática é indispensável. É necessário vencer o temor e colocá-la ao nosso lado, desenvolvendo nossas habilidades para tornarmo-nos profissionais diferenciados. Assim na vida pessoal quando o administrador aplica os