Doc1 (1)
1-oxidação
1.1-EXEMPLO DE APLICAÇÃO
2-REDUÇÃO
2.1-EXEMPLO DE APLICAÇÃO
OXIDAÇÃO
A oxidação e a redução são fenômenos que ocorrem simultaneamente em reações em que há transferência de elétrons entre os átomos. Esses fenômenos também são chamados de oxirredução, oxidorredução ou redox.
A oxidação ocorre quando o elemento perde elétrons e o seu número de oxidação (Nox) aumenta.
O Nox, como poderá ser visto no texto Número de Oxidação (Nox), é a carga elétrica que o elemento adquire quando faz uma ligação iônica ou o caráter parcial que ele adquire quando faz uma ligação predominantemente covalente.
Já a redução ocorre quando o elemento ganha elétrons e o seu número de oxidação diminui.
Veja um exemplo: na formação do sal de cozinha (cloreto de sódio – NaCl), o sódio cede definitivamente um elétron para o cloro, formando o cátion Na+, ou seja, ele sofre oxidação, pois perdeu um elétron e seu Nox aumentou de zero para +1. Simultaneamente, o cloro recebe um elétron, formando o ânion cloreto (Cl-), ou seja, sofre redução, pois seu Nox passou de zero para -1.
Nesse exemplo, o sódio é chamado de agente redutor, pois foi ele quem forneceu o elétron para o cloro, provocando a sua redução. Já o cloro é o agente oxidante, pois ele provocou a oxidação do sódio, recebendo o elétron
INTRODUÇAO
Este trabalho tem como propósito falar da prostituição em Portugal, não é uma actividade ilegal de acordo com a lei. A prostituição legal em Portugal sofreu varia alterações ao longo do tempo, porque foi elaborado foi elaborada uma dura lei sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) , e descobriram que a maioria das prostitutas podia ter esta doença, e que levou a proibição de abertura de novas casas de prostituição. Em 1963, a prostituição passou a ser ilegal. No entanto, esta lei pouco efeito prático obteve e, a partir de 1 de Janeiro de 1983, foi alterada, permitindo a prostituição individual, mas proibindo a sua exploração e