Doação de sangue
Um dos temas abordados foi a falta de doadores, pois a necessidade de sangue é constante, transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte de muitos. Nos foi mostrado que antes da doação é necessário que a pessoa passe por um processo de triagem, ou seja, passe por alguns exames e uma entrevista, para ver se a pessoa esta apita para a doação, apenas depois disso se a pessoa estiver de acordo com as normas de doação ela poderá ser uma doadora.
A empresa Colsan trabalha neste ramo desde 1959 e é de utilidade publica, ou seja, tudo é oferecido gratuitamente e tem como objetivo aumentar os doadores de sangue e plaquetas, assim divulga a importância da doação. Em uma doação é possível que uma pessoa ajude até três pessoas.
Uma doação de sangue leva em torno de 30 minutos e o de plaquetas pode levar 90 minutos, contando desde a recepção e cadastro, passando pelo teste de anemia, sinais vitais e peso, triagem clínica até a coleta efetiva. Na doação de sangue para os homens é possível repeti-la após a cada 2 meses até no máximo 4 vezes ao ano e as mulheres a cada 3 meses até 3 vezes ao ano. Na doação de plaquetas após 48 horas é possível que a pessoa já volte a doar novamente e para poder fazer a doação de plaquetas é necessário ter doado sangue ao menos 2 vezes.
Disseminar o conhecimento sobre doação de sangue e deixar claro que ao doar você não corre nenhum risco de contaminação de doenças e que esta ajudando a salvar vidas é um dever de todo cidadão para fazer o bem. Assim como o slogan da Colsan diz: “Fazer alguém feliz está em suas