doação de sangue
3ª SÉRIE DO ENSINO MEDIO
DOAÇÃO DE SANGUE
Palhoça - SC
01.Julho 2014
Introdução
O trabalho relata que pacientes que necessitam de transfusão podem contar somente com a solidariedade de pessoas, que têm o privilégio de ser saudáveis e que se dispõem a DOAR O SEU SANGUE, através de um ato de amor ao próximo.Em muitos casos, a transfusão de sangue é a única esperança de vida. O processo para doação de sangue inicia-se com o cadastro dos dados de identificação do doador, A seguir, o doador é submetido a uma entrevista, na qual seu histórico médico, seus hábitos e suas condições de saúde são verificados e anotados num questionário, A coleta é realizada numa cadeira na posição semi-sentada. Uma veia de um dos braços é puncionada e um volume de 400ml a 450ml é coletado numa bolsa plástica, que contém solução anticoagulante e preservante. Cerca de 40ml de sangue são coletados
para
execução
dos exames
laboratoriais para
doenças
infecciosas transmissíveis por transfusão e tipagem sanguínea. Doar sangue é um ato humanitário que enobrece e traz uma satisfação interior muito grande.
Afinal, por meio desse ato, você ajuda a salvar vidas.
Doação de sangue total
A doação é a retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços.
A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem estar do doador.
O ambiente deve ser limpo e confortável e o material descartável. Todo o processo da doação de sangue levam em torno de 55 minutos.
Doar sangue não dói, nem prejudica a sua saúde.
Por que doar sangue?
O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida.
Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.
Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca