Filme Instinto - Resumo
TÍTULO: Instinto TÍTULO ORIGINAL: Instinct
DIRETOR: Jon Turteltaub GÊNERO: Suspense
PAIS DE ORIGEM: EUA PRODUZIDO EM: 1998
Dr. Theo Caulder é psiquiatra e se oferece para fazer a análise de um preso acusado de homicídio, visando se destacar-se na sua carreira. Esse preso é um antropologista chamado Ethan Powell, um homem extremamente inteligente, que se recusa a falar, age muitas vezes de forma violenta e descontrolada e é considerado louco.
Theo tem algumas dificuldades no inicio, mas aos poucos, consegue fazer com que o seu paciente comece a falar.
Powell revela que foi estudar o comportamento dos gorilas e viveu como um deles durante anos. Mesmo ele sendo de outra espécie, foi aceito no grupo como igual, o que o fez deixar tudo, família, trabalho. A vivência com os gorilas fez Ethan perceber como a sua sociedade é desumana. Tudo corria bem, até a família de gorilas serem atacada por caçadores. Na tentativa de defender os gorilas, Powell acaba matando um dos caçadores. Depois de saber disso, Caulder tenta fazer com que Powell seja inocentado.
Ao mesmo tempo em que Theo analisa Ethan, ele percebe o modo errado que os outros prisioneiros são tratados e começa a interferir no sistema, irritando o diretor da prisão. Ele também procura a filha de Powell para obter informações, e consegue com que ela de certa forma, faça as pazes com o pai. Perto do dia do julgamento, Powell tem uma briga com um guarda. Depois disso ele foge em busca de liberdade.
Esse filme explora muitos questionamentos. Será que a nossa sociedade é melhor que a dos animais? Até que ponto somos justos? O que é a liberdade? Será que temos a capacidade de nos controlar?