Cientistas Sociais
Diferenciação entre Ciências Naturais e Sociais.
É público e notório que não podemos nos apropriar de uma metodologia científica utilizada em laboratórios hermeticamente fechados, para buscar as razões e explicações para os fenômenos sociais, assim, Roberto DaMatta nos explica a distinção e nos apresenta as discussões ferozes que ainda hoje são travadas nos meios acadêmicos, onde, busca-se inferiorizar uma ciência em detrimento da outra.
Devemos observar que DaMatta não acusa as Ciências Sociais de falta de rigor científico, mas nos chama a atenção para o que de fato importa, qual a real diferença entre as ciências duras e as humanas, o objeto. Ambos estudam objetos completamente diferentes, a sociologia, antropologia e política buscam compreender as ações e motivações humanas, compreender o que leva uma sociedade a viver como ela vive, a cultuar os deuses que cultuam, explicar porque votamos em A e não em B, busca compreender o que é a Cultura, e como a mesma se reproduz e se transforma. Por ser um objeto de estudo diferenciado, a forma de analise e explicação também tornam-se diferentes, assim, “os fatos que formam a matéria- prima das ciências sociais são, pois fenômenos complexos, geralmente impossíveis de serem reproduzidos, embora possam ser observados”. (DaMatta. p. 22)
As Ciências Sociais não busca analisar como convertemos água em hidrogênio, se é que isso ocorre, por isso as metodologias são e devem