relatorio de fisica laboratorio
Mostrar que quando medimos um mesmo objeto com vários métodos de metragem, podemos ter alterações no resultado.
Introdução:
No laboratório de Física ti amos dois tipos de cano um de 75mm e outro de 50mm tiramos todos os tipos de metragem com o paquímetro, trena e a régua com os resultados conseguimos a circunferência o volume, e a área .Com isso percebemos que os resultados das metragem tinha alterações.fizemos os cálculos e achamos os erros de cada equipamento de metragem .
Teórica:
A ciência e a engenharia se baseiam em medições e comparações. Assim precisamos de regras de para estabelecer de forma as grandezas devem ser medidas e comparadas e de experimentos para estabelecer as unidades para essas medições e comparações. Um dos propósitos da física e também engenharia e projetar e executar esses experimentos.
Erros experimentais, em suma é a imprecisão na obtenção de medidas de um mesmo objeto. Podendo tais erros ser classificados em sistemáticos e aleatórios, onde erros sistemáticos podem ser causados a fatores extrínsecos ao objeto, podendo afetar seu valor, seja abaixo ou acima do valor real, prejudicando a exatidão da medida, enquanto erros aleatórios afetam a precisão da medida, podendo ser observada e identificada através da obtenção de valores médios, desvios padrão.
Uma medida terá sentido somente quando se puder determinar, de uma forma ou de outra, o erro de que está afetada. Quando efetuamos uma medida ou várias medidas (nas mesmas condições, de uma mesma grandeza), o valor dessa grandeza deve ser expresso pela relação: No caso de uma única medida x é a própria medida e para várias medidas é a média dos valores medidos, e σx é chamada de incerteza para uma única medida, e de desvio para várias medidas.
As medidas podem ser de dois tipos: diretas e indiretas.
• Medida Direta: É a medida (leitura) obtida diretamente do instrumento de medida. Ex. altura (a leitura é feita diretamente na trena); tempo (leitura feita diretamente