Título: os valores sociais dos cientistas refletem em pesquisas.
Artigo: Psicologia Social como história
Título: Os valores sociais dos cientistas refletem em pesquisas.
A psicologia social analisa todo o comportamento social, suas principais mudanças no decorrer dos anos bem como os métodos de observação do indivíduo.
No artigo, demonstra-se através de pesquisas que as mensagens transmitidas do sujeito para os cientistas, geram um “ruído” que é convertido em informação, decodificado e transmitido a população, caso seja útil. Editoras lucram com estes tipos de pesquisa, que contam com cerca de 600 mil leitores interessados em seus resultados.
Observando de outro ponto de vista, o cientista, apesar de realizar uma avaliação desinteressada, intrinsicamente pode influenciar as pesquisas por causa de seus valores sociais, decorridos de um meio social que vive. Estes valores são comunicados e entendidos das seguintes formas: as mensagens que sutilmente descrevem o que parece ser e outras que sutilmente prescrevem o que é desejável.
Embora existam pesquisas, estudos sobre a psicologia social, esta oferece apenas uma compreensão distorcida da condição presente. Os sujeitos assemelham-se aos profissionais, em termos de educação, condição econômica, religião, raça, sexo, valores pessoais.
Acredita-se que este assunto sempre será inacabado, novas construções e diferentes formas do pensar serão renovadas com o passar dos anos e acabarão imbricando num mesmo ponto: a influência dos valores pessoais dos cientistas, por mais que tentem ser imparciais, mesmo que inconscientemente, captarão e entenderão os resultados de acordo com o que foi apreendido em seu meio