do relatorio
Então, fica:
NH3 + H2O ---> NH4OH
NH4OH + HCl ---> NH4Cl + H2O
Somando as duas reações, temos:
NH3 + HCl ---> NH4Cl.
Ou, sob forma iônica,
NH3 + H(+) + Cl(-) ---> NH4(+) + Cl(-). Ou simplesmente: NH3 + H(+) ---> NH4(+).
A síntese pode ser parcial ou total. Será parcial quando pelo menos um dos reagentes for um composto, ou seja, uma substância formada por mais de um tipo de elemento, como nos exemplos abaixo:
1º Exemplo – CaO + H2O → Ca(OH)2
2º Exemplo – HCl(g) + NH3(g) → NH4Cl(s)
Esse último exemplo ocorre quando aproximamos dois frascos contendo, respectivamente, ácido clorídrico aquoso (HCl(aq)), que libera o gás clorídrico(HCl(g)), e o hidróxido de amônio (NH4OH(aq)), que libera o gás amônia (NH3(g)). O produto, cloreto de amônio (NH4Cl(s)), pode ser visualizado pela névoa que é formada.
Isso pode ser feito também diretamente, como mostra a figura, com a reação entre o ácido clorídrico aquoso e a amônia: HCl(aq) + NH3(g) → NH4Cl(s) http://www.alunosonline.com.br/quimica/reacoes-sintese-ou-adicao.html O zinco metálico reage fortemente com uma solução aquosa de ácido clorídrico. O resultado é uma produção de uma grande quantidade de gás hidrogênio e formação de cloreto de zinco na solução.
É um experimento muito usado para se produzir gás em pequenas quantidades em um laboratório, e consequentemente demonstrar o poder de combustão do hidrogênio acumulado no tubo de ensaio.
Os metais que reagem com ácido (ou mesmo com água) para liberar hidrogênio gasoso apresentam diferentes velocidades de reação. Temos abaixo uma listagem de alguns metais em ordem crescente de suas tendências a se oxidarem, conhecido como FILA ELETROQUÍMICA:
O zinco (em estado pó) ao ser colocado em contato com ácido se dissolveu de maneira bem lenta, foi observado que não ocorreu modificação em sua coloração.
Temos a