Do imperio russo a CEI
2-A expansão russa dos séculos XIX e XX apoiou-se na ideologia do pan-eslavismo, ou seja, o desejo de união de todos os povos eslavos num só Estado. O pan-eslavismo, no entanto, conduziu a outros caminhos. Em sua expansão territorial perla Ásia, a Rússia dominou vários povos: armênios, turcomanos, uzbeques, georgianos, buriatos, lapões, koriaks, etc., cuja dominação possibilitou a formação de um grande império, que, já no século XIX, se estendia da Europa até o litoral do Oceano Pacífico.
3-Em todo o transcorrer da década de 80, a União Soviética enfrentou uma profunda crise, atingindo a política e a economia. Tal instabilidade foi resultado de diversos fatores, dentre os quais podemos destacar o baixo nível tecnológico em relação aos outros países. Isso porque o país investiu somente na indústria bélica, deixando de lado a produção de bens de consumo. Além, da diminuição drástica da produção agropecuária e industrial.
4-
9-Diante dos problemas apresentados, a população soviética ficava cada vez mais descontente com o sistema socialista. A insatisfação popular reforçava o anseio de surgir uma abertura política e econômica no país para buscar melhorias sociais. O desejo de implantar um governo democrático na União Soviética consolidou a queda do socialismo no país. Fato que ligeiramente atingiu o Leste Europeu, que buscou se integrar ao mundo capitalista.
11-A guerra fria foi um conflito teórico que ocorreu pouco depois da Segunda Guerra Mundial, entre os Estados Unidos e a União Soviética.