CausasdeImpertenção

316 palavras 2 páginas
Causas da hipertensão arterial
Do estilo de vida às patologias, fique a par dos principais responsáveis por este fator de risco da doença cardiovascular
A hipertensão possui duas categorias: hipertensão essencial e hipertensão secundária.

A hipertensão essencial, também chamada de hipertensão primária, é aquela que surge sem causa esclarecida, enquanto que a hipertensão secundária é aquela que ocorre devido a uma doença identificável, como insuficiência renal, apneia do sono, hipotireoidismo etc.

Em geral, não se consegue detectar uma causa específica de hipertensão na grande maioria dos doentes. Quando a hipertensão arterial (HTA) não tem causa aparente, chama-se lhe hipertensão essencial. Em estudos realizados nos Centros de Saúde, a HTA secundária, ou seja, com causa detectável, costuma ser inferior a 5%. No entanto, em certas séries hospitalares que recebem doentes mais graves, essa percentagem é superior.

Por este motivo (95% sem causa identificada), não é apropriado nem desejável, e nem sequer possível, investigar a causa em todos os indivíduos com HTA. Contudo, em casos selecionados, especialmente os doentes resistentes à terapêutica, os casos mais graves e os hipertensos jovens, ou em que se levante qualquer suspeita clínica, devem ser investigados, no sentido de detectar causas curáveis de hipertensão. Como nestes casos a cura da doença é possível, os exames para pesquisa da causa de HTA devem, por isso, ser realizados se houver sinais ou sintomas suspeitos.
Principais causas da hipertensão (fatores que influenciam o aparecimento da doença)
A maioria dos casos da hipertensão é de causa genética (herdados dos pais), porém existem vários fatores que influenciam seu aparecimento:
- Tabagismo (consumo de fumo, cigarros);
- Alcoolismo (consumo de bebidas alcoólicas);
- Consumo elevado de sal;
- Estresse;
- Peso muito acima do normal (obesidade);
- Sedentarismo (falta ou pouca atividade física);
- Níveis elevados de colesterol;

Relacionados