Do conceito de leitura e compreensão à produção textual e desenvolvimento crítico do educando
PRODUÇÃO TEXTUAL E DESENVOLVIMENTO
CRÍTICO DO EDUCANDO
Claudia Arnecke
Silvana Bernadete Scarpatto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Letras (LED1995) – Trabalho de Graduação
27/10/2012
RESUMO
Será que em algum momento do contexto histórico e futuro de nossa sociedade poderemos resgatar o conceito de educação e o desenvolvimento crítico de nossos alunos? O conhecimento das incorreções e do desgaste do processo educacional todos temos, no entanto, são muito poucos os profissionais que possuem sensatez e que realmente tem um interesse autêntico em trabalhar e pesquisar novas ações para colocá-las em prática, e, não nos são oferecidos recursos e/ou apoio por quem realmente deveria nos auxiliar na realização destas tentativas, o nosso governo. Só existe a preocupação com os números que precisam ser apresentados com a publicidade de bons resultados em nossa educação para a sociedade, mas não o que ocorre verdadeiramente dentro dos muros e salas de aulas de nossas escolas.
Até que ponto podemos deixar de lado a nossa responsabilidade e a indiferença de nossos alunos quanto ao processo de leitura e confecção de textos durante as atividades de ensino-aprendizagem dos mesmos. De forma vergonhosa observamos que os nossos alunos possuem uma enorme dificuldade para lidar com simples enunciados de exercícios propostos em aula não havendo compreensão de palavras comuns e se pressupõe que deveriam ser interpretadas dentro de um determinado contexto.
Os resultados da educação de nossas crianças são discaradamente fantasiados devido aos conteúdos políticos que devem ser seguidos pela imposição absurda de regras que sequer alcançam o mínimo do cotidiano de nossos mestres e aprendizes.
Palavras-chave: Leitura. Educação. Estudante. Professor.
2
1 INTRODUÇÃO
A leitura, pelo que conseguimos interpretar a partir de vários autores, é um problema constante dentro de nossas