DNA
As diferenças mais evidentes entre o material genético dos procariontes e eucariontes diz respeito a quantidade do AND, a sua organização e localização.
Nos procariontes: encontra-se disperso no citoplasma formando o nucleoide.
Nos eucariontes, onde há compartimentação da membrana: ADN localiza-se no núcleo que possui duas membranas – membrana nuclear interna e externa – que compõem o involucro nuclear. Estas são dotadas de inúmeros poros nucleares que permitem a comunicação entre o interior do núcleo e o citoplasma. No interior, o núcleo contem o nucleoplasma onde se encontram os cromossomas (DNA enrolado em proteínas) que são a unidade básica da cromatina.
Também pode estar presente nas mitocôndrias e nos cloroplastos. Constituição do ADN
DNA é um polímero de monómeros, constituído por unidades denominadas por nucleótidos.
Cada nucleótido é constituído por:
Uma pentose – desoxirribose ( um O a menos)
Um grupo fosfato
Uma base azotada: Adenina, Timina, Citosina, Guanina.
A espessura da molécula de ADN é de 2nm e a de uma cadeia polinucleotídica é de 1 nm
Os nucleótidos adquirem a designação de acordo com a base azotada que entra na sua composição.
Por reações de condensação (fosfodiester, ligações fortes), os nucleótidos podem ligar-se sequencialmente e formar uma cadeia polinucleotídica. As ligações estabelecem-se entre o grupo fosfato de um nucleótido a pentose de outro na sempre na direção do carbono 5’ para carbono 3’. Assim, cada novo nucleótido liga-se pelo grupo fosfato ao carbono 3’ da pentose do último nucleótido da cadeia.
DNA é constituído por duas cadeias polinucleotídicas antiparalelas, ou seja, com sentidos de crescimento inversos pois, a extremidade 3’ livre de uma cadeia corresponde a extremidade 5’ livre de outra, e disposta helicoidalmente. Esta dupla hélice mantem-se unida devido a complementaridade entre as bases azotadas, que estabelecem