DNA, RNA e Síntese Proteica.
É um composto organismo cuja molécula contém as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus que transmitem ser vivo. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para construção das proteínas e RNA. Os segmentos de DNA tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
1.2 Para que serve o DNA.
A sequencia de bases do longo da molécula de DNA constitui a informação genética. A leitura destas sequencias é fita através do código genético que especifica a sequencia linear dos aminoácidos das proteínas. A tradução é feita por um RNA mensageiro que copia parte da cadeia de DNA por um processo chamado transcrição e posteriormente a informação contida neste é tradução embora a maioria do RNA produzido seja usado na síntese proteica, alguns RNA tem função estrutural, como por exemplo o RNA ribossômico, que faz parte da constituição dos ribossomos. Dentro da célula o DNA pode ser observado numa estrutura chamada cromossomas durante a RNA.
2.1 O que é RNA.
RNA é a sigla que designa o ácido ribonucleico. A composição do RNA é muito semelhante ao do DNA, contudo, apresenta algumas diferenças. O RNA é um polímero de nucleótidos, geralmente em cadeia simples, formado por moléculas de dimensões muito inferiores ás do DNA. O RNA é nitrogenada que pode ser adenina (A), guanina (G), citosina (c) e uracila (U). Também forma-se no núcleo e migra para o citoplasma. O RNA apresenta um tipo de cadeia diferente da do DNA; tem geralmente numa só cadeia simples, que pode, por vezes, ser dobrada. A quantidade de RNA é variável de célula para célula e com a atividade celular.
2.2 Transcrição do RNA.
A cadeia de DNA é separada através de enzinas que promovem a quebra das pontes de hidrogênio. Quando as hélices estão separadas, uma enzima chamada RNA polimerase une-se a uma das extremidades da fita, pois apenas uma fita é copiada, e segue pela