dna polimerase
DISCIPLINA: GENETICA
DISCENTE: NARA RAQUEL GONÇALVES MONTEIRO
MATRICULA: 2013918669
ENZIMAS DE RESTRIÇÃO
A pratica tinha como objetivo o entendimento do pale das enzimas de restrições (tesouras moleculares) e da DNA ligase na formação do DNA recombinante.
As endonucleases de restrição são enzimas bacterianas que atuam como "tesouras moleculares", reconhecendo seqüências de pares de bases específicas em moléculas de DNA e cortando-as nesses pontos. Elas são altamente específicas: cada tipo de enzima reconhece e corta apenas uma determinada seqüência de nucleotídeo, em geral constituída por 4 ou 6 pares de bases nitrogenadas.
Em biologia molecular, DNA ligase é um tipo específico de enzima, que facilita a união de pedaços de DNA por catalisar a formação de uma ligação fosfodiéster . Ela desempenha um papel na reparação de quebras de cadeia simples em duplex de DNA em organismos vivos, mas algumas formas (tais como a DNA-ligase IV ) pode especificamente reparar quebras de cadeia dupla (isto é, uma ruptura em ambas as complementares cadeias deDNA). Quebras de cadeia simples são reparados por ligase de DNAusando a cadeia complementar de dupla hélice, como um modelo, com DNA-ligase de criar a ligação fosfodiéster final para reparar completamente oDNA.
Na pratica foram entregue duas sequencias de DNA e uma tabela determinando o local especifico de corte de cada enzima. A partir da tabela identificou-se a enzima equivalente a sequencia que foi entregue.
Por meio da enzima de restrição cortou-se o DNA em pontos específicos. Na bactéria um realizou-se apenas um corte e na bactéria dois foram realizados dois cortes. Com a DNA ligase unimos os fragmentos de DNA e montamos o nosso DNA recombinante que é uma seqüência de DNA artificial que resulta da combinação de diferentes sequências de DNAs.
A partir dessa pratica pode-se realmente entender como as enzimas de restrição tem papel fundamental na biotecnologia. Apesar de ter