Dna do morango
Materiais: Morangos, bastões de vidros, Becker, provetas, água destilada, sabão incolor, sal de cozinha, tubos de ensaios, peneira, pistilo, álcool absoluto.
Objetivo: Visualizar o novelo de DNA que será formado. Devemos selecionar 2 morangos e tiras seus cabos verdes e depois colocar em um pistilo e macetas lós ate obter uma pasta quase homogênea e depois transferir a pasta para um Becker. E em outro Becker devemos misturar 150 ml de água, uma colher (sopa) de detergente e uma colher (chá) de sal de cozinha e mexer bem com o bastão de vidro, devemos mexer bem de vagar para não fazer espuma e colocar cerca de 1/3 de mistura de água, sal e detergente sobre o macerado de morango. Misturar levemente com o bastão de vidro. Incubar em temperatura ambiente por 30minutos e não parar de mexer e depois colocar em uma peneira sobre o Becker e passar a mistura pela peneira para retirar os pedaços de morangos que restaram e depois adicionar o liquido peneirado em tubo de ensaio cerca de três dedos e devemos despejar bem devagar no tubo pelas paredes e depois colocar sobre a solução 5 ml de álcool e depois aguardar cerca de 3 minutos para o DNA começar a precipitar no fundo do tubo.
Conclusão: O teste para extração do DNA foi realizado com sucesso no final da experiência podemos observar no tubo de ensaio o novelo de DNA.
Pra relembrar : O ácido desoxirribonucleico (ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs. Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem importância