Dna morango
O DNA é um composto biológico muito importante. Tão importante que, até hoje, muitos cientistas permanecem encantados com o fato dele conter toda a informação necessária para controlar as funções que estão acontecendo no corpo de todo e qualquer ser-vivo. O DNA está presente nas células de todos os seres vivos, incluindo plantas, fungos e bactérias.
Com exceção das bactérias, onde o DNA fica solto dentro da célula, em muitos outros seres vivos ele fica acomodado dentro de um compartimento existente, chamado de núcleo. O DNA forma os genes que, por sua vez, vão formar os cromossomos. É através dos genes, que o DNA vai determinar as características que serão passadas dos pais para os filhos como, por exemplo: a cor dos olhos nos seres humanos ou a textura de uma folha nas plantas.
Material
1- tubos de ensaio
2- peneira,
3- bastão de vidro
4- 1 palito de madeira
5- Álcool etílico gelado
6- detergente,
7- bequer
o DNA começar a precipitar, ocorrendo a separação de pectina (fase superior) e do DNA (fase intermediária). O DNA está um pouquinho acima do extrato de morango. O material que sobre logo após a adição do álcool é a pectina
Tópicos para discussão Sobre as estruturas celulares a sua composição As membranas celular e nuclear são compostas principalmente por lipídeos. As proteínas, ácidos nucleicos (DNA e RNA), envolvidos por uma membrana. As paredes celulares das células vegetais são compostas essencialmente por polissacarídeos.
Pouco mais de 50 anos se passaram desde a descoberta da estrutura do DNA, e hoje assistimos a um espantoso avanço nesta área de pesquisa. As discussões sobre o DNA estão em toda parte: clonagem, Projeto Genoma, alimentos transgênicos, testes de paternidades; Produção de hormônios, sendo que a mais expressiva é para a produção da insulina. Também para teste de paternidade, produção de vacinas
Conclusão
Podemos observar que o objetivo do experimento em questão era a extração do DNA. O