DNA da cebola
CAMPUS: VALENÇA DO PIAUÍ – PI
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM BIOQUÍMICA APLICADA
PROFª. DRª MARA RAMEL DE SOUSA SILVA
DISCIPLINA: TÓPICOS DE BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA
PRÁTICAS LABORATORIAIS
VALENÇA DO PIAUÍ, DEZEMBRO/ 2013
FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ FAEPI
DANIEL LIMA
WEIMAR KAROL BRASILEIRO ALVES DA SILVA
Relatório apresentado ao curso de Especialização em Bioquímica Aplicada como requisito parcial para obtenção de aprovação à disciplina Tópicos de Biotecnologia e Engenharia Genética, sob a orientação da Profª. Drª Mara Ramel de Sousa Silva.
Valença do Piauí, Dezembro/ 2013.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..........................................................
2. OBJETIVOS.............................................................. 3. Materiais e Metodologia......................................... 4. Resultados e Discussões...................................... 5. Conclusões............................................................. 6. Referências.............................................................
1. INTRODUÇÃO
As enzimas são proteínas sintetizadas pelo próprio organismo, tendo por função catalisar as reações biológicas. Para que uma célula permaneça viva precisará diretamente que ocorra reações químicas, que devem ser específicas, formando produtos próprios e acontecendo em velocidades adequadas.
Durante a evolução da célula formou-se uma molécula, que hoje sabemos ser o ácido desoxirribonucléico (DNA ou ADN): molécula longa, constituída por uma seqüência de nucleotídeos, que por sua vez é formado por três diferentes tipos de moléculas: um açúcar (pentose), um grupo fosfato, e uma base nitrogenada. Essa importante molécula contém as informações básicas para a formação de um ser vivo e para sua reprodução.
Como já disse, o DNA é formado por nucleotídeos,existem quatro