Dna da cebola
Disciplina: Biologia
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Genética, Biologia Molecular
Tipo: Metodologias Para iniciar um trabalho sobre material genético, em Genética ou Citologia, pode-se realizar uma experiência de extração total de DNA de células de cebola. A atividade é relativamente simples e pode ser realizada na própria sala de aula.
No entanto, antes de iniciá-la, o professor deve propor aos alunos uma conversa, levantar as expectativas que eles têm sobre o assunto e registrá-las. É importante, também, solicitar que façam um levantamento, em casa ou na biblioteca, sobre a forma como o DNA encontra-se nas células e estabelecer um significado para a expressão “extração de DNA”.
As substâncias químicas presentes no interior das células interferem em toda a organização e funcionamento do organismo dos seres vivos. A substância central nesse processo é o ácido desoxirribonucléico, ou simplesmente DNA.
O processo de extração de DNA é o começo do estudo molecular dos genes. A partir do isolamento (extração) da substância química DNA, é possível, por meio de diferentes métodos químicos, identificar genes, fazer o seqüenciamento de nucleotídeos que compõem esse DNA e localizar seqüências homólogas (iguais ou similares) a seqüências encontradas em outros seres vivos. Mãos à obra!
Material:
1 cebola grande
1 faca de cozinha
1 colher de sopa ou copinho plástico para café
1 colher de chá
equipamentos para realizar um banho-maria (+ou-60º C): cuba, tela de amianto, tripé e termômetro
água filtrada
sal de cozinha
detergente neutro incolor para louça
álcool etílico 95% gelado (abaixo de 4º C)
gelo
gelo seco (para resfriar o álcool)
bastão de vidro ou palito de dente
filtro de café
2 copos de vidro transparente
1 funil
2 caixas de isopor (uma com gelo seco para estocagem do álcool e outra com gelo para uso dos alunos)
Procedimento:
O professor, em qualquer