DNA, Cromossomos
A sigla DNA vem de Ácido Desoxirribonucléico. É no DNA que toda a informação genética de um organismo é armazenada e transmitida para seus descendentes. Essa carga genética está contida no núcleo e todas as células de um organismo. Em todos os seres vivos, o DNA é formado por uma fita dupla composta por 4 letras - ATCG. Essas letras representam compostos orgânicos: o A é a adenina, o T é a timina, o C é a citosina e o G é a Guanina. As diferentes combinações destas letras fazem a variabilidade dos seres vivos. Uma das características mais importantes do DNA é sua capacidade de se duplicar, o que ajuda a preservar o material genético de uma célula durante sua divisão. Boa parte do DNA de uma pessoa está contida no núcleo da célula, e o restante se encontra nas mitocôndrias.
Genes
Os genes contêm “instruções” para que suas células possam produzir certas proteínas. De acordo com estimativas, seres humanos têm entre 20 mil e 25 mil genes. Mesmo pessoas muito diferentes entre si possuem um código genético quase idêntico, e uma variação em menos de 1% dos genes é suficiente para explicar as diferentes características entre elas. Um gene é um trecho de um cromossomo que codifica para uma proteína que tem alguma função no corpo.
Cromossomos
No interior do núcleo de cada célula, o DNA está “enrolado” em torno de proteínas e compactado em estruturas chamadas “cromossomos. Normalmente, seres humanos possuem 46 cromossomos, sendo que, metade é herdada da mãe e o outra metade, do pai. Então basicamente os cromossomos são sequências de DNA.
Genoma
Em biologia, o genoma é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA. Isto inclui tanto os genes como as sequências não-codificadoras que são muito importantes para a regulação gênica, dentre outras funções.
Sequenciamento do Genoma
O sequenciamento é a técnica utilizada para determinar em que ordem