Dna - cromossomos
*Núcleo guarda o DNA. Em cada célula, no núcleo, temos uma copia de 23 pares de cromossomos que guardam nossas características.
*Núcleo é o local de comando de toda a atividade celular.
*O núcleo é separado do citoplasma pela carioteca, uma membrana formada de dupla camada lipoproteica. Esse membrana possui diversos poros através do quais se da a passagem de diversas substancias entre o núcleo e o citoplasma.
*No interior do núcleo existe um material denominado nucleoplasma, onde acontecem varias reações químicas. Mergulhado no nucleoplasma, há um conjunto de filamentos conhecidos como cromatina.
*Cromatina é um complexo de moléculas de DNA associadas a alguns tipos de proteínas, denominadas histonas.
*Os filamentos de cromatina são os dirigentes da célula. As moléculas de DNA que participam são constituintes dos genes.
*Na fase em que a célula não se encontra em divisão, os filamentos de cromatina encontram-se desenrolados, espiralando-se intensamente quando a célula entra em divisão, passando a ser chamado de cromossomos.
*Antes da espiralação, esse filamentos se duplicam, isto é, faz copia de si mesma. Portanto, podemos dizer que cromossomos e cromatina são feitos do mesmo material, mas depende da fase em que se encontra a célula.
*O filamento de cromatina é formado por unidades denominada nucleossomos. Em cada nucleossomo, a molécula de DNA enrola-se em torno de 8 unidades de histona e cada unidade fica separada por uma molécula de histona intermediaria.
*Quando a célula não se encontra em divisão, na cromatina, tem uma parte em que seus filamentos ficam espiralizados denominada heterocromatina e tem uma parte em que seus filamentos ficam desespiralizados denominada eucromatina.
*Na heterocromatina, os nucleossomos ficam próximos uns dos outros e os genes neles existentes permanecem inativos. Já na eucromatina, os genes permanecem afastados um dos outros e os genes ativos.
*Na fase em que a célula