Resumo de biologia - dna & cromossomos
"O código genético é a escrita utilizada pelo DNA para a construção das proteínas"
O DNA (ácido desoxirribonucléico) é um ácido nucléico, assim como o RNA (ácido ribonucléico), esses são encontrados em mitocôndrias, cloroplastos e no citoplasma de seres procariontes. Nos vírus ocorre o DNA ou o RNA, nunca os dois no mesmo vírus.
Nas células eucariotas o DNA encontrado no núcleo está associado a proteinas básicas do grupo das histonas, formando a cromatina. Os cromossomos são, portanto, filamentos de cromatina espiralizados contendo uma sucessão linear de genes.
- A estrutura química dos ácidos nucleicos
Os AciN são polinucleotídeos, ou seja, macromoléculas constituídas por um polímero de Nucleotídeos.
Cada Nucleotídeo é um complexo molecular constituído pela união de 3 substancias: -ácido fosfórico, -pentose, -base nitrogenada.
- Ácido fosfórico, substancia inorganica comporta por hidrogenio, fosforo e oxigenio (H³PO4), ele faz a ligação entre as pentoses de dois nucleotídeos sucessivos em uma cadeia de polinucleotídeos.
- Pentosas são açucares monossacarídeos cuja cadeia molecular apresenta cinco carbonos. No RNA encontra-se a ribose e no DNA encontra-se a desoxirribose.
- Bases nitrogenadas são moléculas orgânicas que apresentam uma estrutura em anel de carbono e nitrogênio. São classificadas em púricas (com anel duplo no esqueleto molecular) ou pirimídicas (com anel simples no esqueleto molecular). Para cada base púrica, existe uma base pirimídica correspondente e complementar.
Bases púricas: Adenina (A) e Guanina (G) [DNA E RNA] | Bases pirimídicas: Timina (T), citosina (C) e uracila (U) [Timina é exclusiva do DNA e a uracila é exclusiva do RNA]
- Cadeia simples e cadeias duplas
No RNA, os nucleotídeos se dispõem de forma linear, formando um filamento simples. No DNA, os filamentos de nucleotídeos são unidos através de pontes de hidrogênio, formando uma cadeia dupla em espiral, configurando uma dupla